Receita | Atum à Brás

terça-feira, maio 03, 2016

Desde que eu e o Ricardo estamos a viver juntos, procuramos sempre a inovar no que toca a refeições. Mesmo sendo apenas dois, procuramos sempre poupar na ida ao supermercado, devido ao facto de termos iniciado uma vida a dois, que trouxe muitas despesas, e como temos objectivos em comum no futuro, temos que trabalhar os dois nisso, e poupar é algo que temos de fazer. No futuro, irei falar sobre este assunto no blog, dando mais dicas, que acham?

Numa ida ao supermercado decidimos trazer várias latas de atum, afinal é algo que é barato, e acreditem há imensas receitas que podem fazer com atum. É uma forma de inovar, para não comerem sempre carne, ou então peixe. Cá em casa já fizemos algumas receitas com atum, que encontramos pela internet, como por exemplo empadão de arroz com atum e até o Ricardo já fez uma massa improvisada e ficou fantástica, e olhem que ele só agora começou a iniciar-se na cozinha.
E como eu gosto de experimentar coisas novas, lá fui eu fazer a pesquisa e vi esta, atum à brás. Fiquei um pouco com pé atrás, porque como sabem o atum é salgado e tem um sabor caracteristico, mas lá decidi experimentar. O Ricardo adorou, ele diz que o sabor é muito parecido ao bacalhau, afinal também é peixe.
Ingredientes
3 latas de atum
1 pacote de batata palha (usei de 200gr)
Meia Cebola
2 dentes de alho
Louro em pó q.b
Pimenta branca q.b
5 ovos
Azeite

Modo de preparação
Começa-se primeiro por fazer o refogado com azeite (basta que tape o fundo do tacho), adiciona-se a cebola picada, o alho picado e o louro em pó a gosto (também podem usar folha).
Deixa-se refogar um pouco até a cebola fica translucida, e depois adiciona-se o atum, previamente escorrido. Mistura-se muito bem e acrescenta-se um pouco de pimenta, mexendo sempre. Adiciona-se logo a batata palha, e torna-se a misturar tudo. Atenção à intensidade da chama, para o preparado não pegar no fundo do tacho.
Batem-se os ovos com um pouco de pimenta, e coloca-se de uma só vez no preparado. Agora é fundamental mexerem sempre até os ovos cozinharem. Cansa um bocadinho os braços mas tem de ser para não ficar tudo colado na panela.
Depois de pronto, basta colocar numa travessa e polvilha-se com salsa picada e colocar azeitonas se gostarem. Não sou muito apreciadora de azeitonas, mas não sou a única a viver cá em casa.

Uma dica com os ovos: desta vez eu coloquei 5 ovos, mas já fiz anteriormente com apenas 4 e ficou bom na mesma. O segredo está no tamanho dos ovos, pelo menos é o que tenho em conta, para não ficar demasiado seco ou húmido.
E que tal, já alguma vez provaram esta receita? Querem mais posts deste género do blog?

Artigos Recomendados

14 comentários

  1. Olha, de sabor não sei, mas o aspecto está excelente! =)

    ResponderEliminar
  2. Uau parece me super bom ahah
    Olha o meu namorado também se chama Ricardo eheh :)
    with love, KATE ❤

    ResponderEliminar
  3. Oh meu deus, que delicia :3
    http://mariacarolinaworld.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. This looks so tasty! Thanks for sharing!

    Anika | anikamay.co.uk

    ResponderEliminar
  5. Ficou com ótimo aspeto, vou ter que experimentar!!

    ResponderEliminar
  6. Uma verdadeira delicia! Fiquei com vontade de comer eheh :P
    beijinhos, The Fancy Cats

    ResponderEliminar
  7. Não sou grande fã de bacalhau à brás, por isso com atum não sei se iria gostar muito também! Contudo, tem óptimo aspecto!
    Beijinhos,

    http://chocopink89.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. É uma receita que também faço cá em casa. O teu tem um aspecto delicioso =)

    ResponderEliminar
  9. Muito obrigado, querida Juliana! E acredita que a qualidade é realmente muito, muito boa!!!

    Finalmente aqui está a receita. Pareceu-me super fácil. Vou reproduzi-la o quanto antes :D

    NEW DIY POST | Organizers Of Plastic Bottles.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  10. Humm que delicia, das minhas comidas preferidas :)
    Um beijinho.
    http://www.simplesmenteandreia.pt/

    ResponderEliminar
  11. Aqui em casa é prato que se faz quando não nos apetece cozinhar muito! Facil, rápido e delicioso! :D
    E mais umas batatas fritas em cima, e ainda fica mais delicioso, hehe.

    Love, Marie Roget | Marie Roget Shop

    ResponderEliminar
  12. Eu adoro bacalhau à braz. Uma vez a minha mãe experimentou fazer com frango e foi uma desilusão para mim. Mas com atum é uma novidade. Acho que vou experimentar!

    nem mais nem menos | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar

Muito obrigada pela tua visita ao meu blog! O que seria dele sem o teu carinho?

Facebook